Skip to main content

A dissertação de mestrado “A ‘nova’ Cidade Velha: Arquiteturas e Percepções no entorno do Centro Histórico de Belém, Pará”, foi defendida pelo arquiteto Sidney Pery da Silva Costa Filho, com a orientação da Profª Cybelle Salvador Miranda, como requisito para a obtenção do título de Mestre em Arquitetura e Urbanismo.

Imagem via satélite da Praça Heróis da Marinha e Praça do Arsenal, respectivamente. Fonte: Google Earth/Costa Filho; Queiroz; Carvalho, 2021.

Resumo

O bairro da Cidade Velha, o qual deu origem à cidade de Belém, é comumente relacionado ao “antigo” devido a sua história e ao fato de o mesmo abrigar edificações e sítios de interesse à preservação. No entanto, existe uma parte do bairro que compõe o entorno do Centro Histórico de Belém e que pode ser considerada como a “nova” Cidade Velha por possuir características que diferem da Cidade Velha “patrimonial”, como uma ocupação que remonta a um período posterior à fundação do núcleo inicial e o fato de nela predominarem, sobretudo, as arquiteturas de renovação, as quais em seu lugar é permitida uma nova construção pela lei. Assim, motivada pelo fato de o autor e pesquisador ser morador do bairro, a dissertação tem como objetivo principal analisar a “nova” Cidade Velha e compreender de que forma a materialidade referente à arquitetura existente e as diferentes percepções que os sujeitos possuem a respeito dessa área contribuem para que a mesma possua uma identidade própria dentro de um bairro em que o predicado “antigo” costuma defini-lo como um todo. A presente pesquisa também aborda os temas da busca por uma regionalidade e resgate das raízes amazônidas, bem como a relação dos indivíduos com o patrimônio, abrangendo também a existência de memórias particulares e valores atribuídos a lugares e construções do bairro. Por meio do método etnográfico, em especial a variante da etnografia de rua, foi possível estabelecer diálogo com moradores e frequentadores da área. Ademais, o diálogo com agentes do patrimônio também contribuiu para o resultado final da pesquisa, a qual pretende conceder destaque a uma área do bairro ainda pouco estudada e que continua sendo transformada, o que contribui para que a Cidade Velha seja um bairro único e dotado de complexidade.

Palavras-chave: Cidade Velha; Arquitetura Civil; Percepções; Belém-Pa.

A dissertação completa está disponível no link: A ‘nova’ Cidade Velha: Arquiteturas e Percepções no entorno do Centro Histórico de Belém, Pará – Sidney Pery da Silva Costa Filho

Leave a Reply