Descrição: pesquisa tem por meta analisar as arquiteturas de 4 hospitais construídos na primeira metade do século XX, situados em capitais das regiões Norte e Sul do Brasil, a fim de indicar aspectos de organização de ambientes e elementos construtivos que possam vir a ser utilizados como paradigmas para a proposição de hospitais contemporâneos, tendo em conta as condições de humanização e qualidade ambiental requeridas em tempos pós-pandêmicos. Fundamenta-se em evidências resultantes de pesquisas anteriores, e visa dar respostas às discussões propostas por Miranda e Monteiro (2018) no Simpósio Preservar, modernizar e renovar os hospitais – quais os caminhos? durante o V Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo. Dentre estas, destacam-se a definição de quais estruturas arquitetônicas devem ser mantidas, a fim de preservar a identidade do hospital e como a atuação dos Arquitetos deve contribuir para a compreensão do edifício hospitalar em
suas múltiplas dimensões: material, temporal e cultural. A fim de responder a estas demandas, optou-se pela concepção de indicadores ambientais e de percepção que será atingida por meio de estratégica combinada, envolvendo análises de circulação de ar e insolação via softwares e da sondagem da percepção de usuários por meio do cruzamento entre etnografia rápida e percepção ambiental. Considerando a permanência desses espaços de saúde na assistência aos usuários, sua capacidade de adaptação às novas tecnologias de diagnóstico e tratamento e a durabilidade de suas estruturas, presume-se a existência de requisitos projetuais e construtivos que mereçam ser preservados e, a partir deste mapeamento, serem indicados como paradigmas para a concepção de projetos de edifícios hospitalares na contemporaneidade. Diante dos desafios apresentados pela pandemia de COVID 19, faz-se necessário conceber espaços que favoreçam o bem-estar psíquico de pacientes, profissionais de saúde e pessoal de apoio.
Coordenadora: Profª Drª Cybelle Salvador Miranda
Integrantes: Ronaldo Nonato Ferreira Marques de Carvalho; Joana Maria Balsa Carvalho de Pinho; Márcia Rocha Monteiro; Elizabeth Amorim de Castro; Camyla Lorena Torres Silva; Julia Helena Santa Maria Moraes Gomes; Larissa Silva Leal.
Alunos envolvidos: Graduação (11); Mestrado acadêmico (1); Doutorado (2);
Financiador(es): Edital Universal Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq