Skip to main content

A tese de doutorado “Reciclagem de resíduos industriais na fabricação de argamassas e placas cerâmicas pré-moldadas fabricadas a partir de matriz sílico-aluminosa destinadas a construção civil” foi defendida pelo Prof. Dr. Ronaldo Marques de Carvalho, com a orientação do Prof. Dr. José Antonio da Silva Souza e co-orientação do Prof. Dr. Alcebíades Negrão Macêdo, para a obtenção do título de Doutor em Engenharia de Recursos Naturais.

A técnica de enchimento, com terra de recobrimento (tabique de terra). Fonte: FERNANDES, 2006, p. 23.

Resumo

Propõe-se à fabricação de placas estruturadas com trama de dutos em PVC, preenchidas com argamassa composta por materiais rejeitados da construção civil, além de cinzas volantes de carvão mineral, da Cal hidratada e cimento Portland, inspiradas na técnica tradicional da taipa-de-mão empregada no Estado do Pará. O produto final é um sistema construtivo contemporâneo e ecológico, destinado a execução de painéis divisórios, tendo por objetivo o reaproveitamento de materiais rejeitados na construção civil, cujo descarte acarreta danos ambientais e cujas características físico-químicas permitem sua reciclagem, aumentando a duração de seu ciclo de vida. Visando desenvolver material argamássico, tendo como características a plasticidade, a elasticidade e a resistência mecânica, foram realizados experimentos com traços compostos por rejeitos de construção civil, cinza volante, cal apagada e cimento Portland devidamente processados e dosados para a confecção de corpos de prova. Estes foram submetidas aos ensaios de absoção de água, porosidade aparente, massa específica aparente, resistência à compressão e dureza, resultando na seleção do composto mais adequado, no que se refere a utilização no fabrico de placas cerâmicas montáveis para uso em painéis divisórios. As placas taipadas foram submetidas aos ensaios de compressão e tração.

Para acessar a tese completa, basta clicar no link: Tese Reciclagem de resíduos industriais na fabricação de argamassas e placas cerâmicas pré-moldadas fabricadas a partir de matriz sílico-aluminosa destinadas a construção civil – Ronaldo Marques de Carvalho

Leave a Reply