Skip to main content

O trabalho intitulado “PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE UM CORREDOR CULTURAL NA RUA RIACHUELO – BAIRRO CAMPINA – BELÉM –PA” foi apresentado como requisito para a obtenção do título de bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Pará, defendido pela aluna Roberta Figueira Menezes, sob a orientação da professora Cybelle Salvador Miranda.
Segue o resumo do trabalho e um vídeo de apresentação do projeto elaborado.

Resumo

Partindo de observações e relatos sobre o objeto de estudo, ficou claro que a rua Riachuelo possui um papel importante para contar parte do que foi o passado da cidade de Belém. E assim, nos fazer entender o porquê desta rua estar tão presente no imaginário popular, como uma rua de prostituição. O projeto visa à implantação de um corredor cultural aos moldes do que ocorreu no Rio de Janeiro, e para isso analisará as diversas vantagens que a localização da rua possui, como estar no centro comercial e cultural da cidade, fazendo inclusive conexão entre esses dois centros, estar próximo à zona portuária, logo, não necessitando de um grande desdobramento de ações para tornar o local atrativo. É importante entender que o projeto não descarta a atividade realizada no local, mas é sensível às necessidades contemporâneas de que o mesmo é desprovido, integrando o passado ao presente considerando suas particularidades e patrimônio de forma pacífica e responsável, valorizando sua arquitetura e atividade cultural, inserindo este eixo urbano na atividade turística e social da cidade.

Palavras chaves: Patrimônio urbano; Corredor Cultural; Campina; Belém Pará.

Perspectiva da Rua Riachuelo. Autora: Roberta Menezes

O trabalho completo está disponível no link: PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE UM CORREDOR CULTURAL NA RUA RIACHUELO – BAIRRO CAMPINA – BELÉM –PA, Roberta Figueira Menezes

Leave a Reply