Skip to main content

O Trabalho de Conclusão de Curso “Anatomia do Complexo Pavilhonar da Santa Casa de Misericórdia do Pará: indicadores para sua preservação” foi apresentado por Beatriz Trindade de Oliveira Lobato, com a orientação da Profª Cybelle Salvador Miranda, como requisito para obtenção do título de Arquiteto e Urbanista.

Reconstituição: Vista superior do Complexo da Santa Casa de Misericórdia. Fonte: Beatriz Trindade, 2020; Pós-produção: João Ricardo Freitas, 2021.

Resumo

A Santa Casa de Misericórdia do Pará é um exemplar da tipologia pavilhonar difundida pelos países europeus, durante o período do urbanismo sanitarista. O estudo do processo de construção deste modelo é essencial para a compreensão da história da saúde, em especial a sua aplicação em Belém. Este trabalho visa entender a anatomia deste complexo arquitetônico e seu crescimento ao longo das décadas, até alcançar a extensão e importância atual. Pretende-se discutir também sob a perspectiva de patrimônio cultural da saúde, sob os aspectos de uma instituição que funcionou como local de aprendizado para profissionais da saúde, desenvolvimento de pesquisas e vacinas, além do seu papel como hospital dedicado à assistência. Aborda-se também sua arquitetura, e os elementos que a compõem, e quais as modificações que foram e ainda são realizadas no conjunto. Além desses aspectos, objetiva-se compreender a partir dos valores para a manutenção deste patrimônio, assim como aqueles atribuídos por seus usuários, que convivem e conviveram no hospital. Por fim, é apresentada uma reconstituição digital dos principais blocos deste complexo, com a finalidade de servir como um meio para educação patrimonial e reconhecimento deste bem.

Palavras-chave: Tipologia Pavilhonar; Patrimônio Cultural da Saúde; Educação Patrimonial; Belém-PA.

O trabalho completo está disponível no link: Anatomia do Complexo Pavilhonar da Santa Casa de Misericórdia do Pará: indicadores para sua preservação – Beatriz Trindade de Oliveira Lobato

Leave a Reply