A dissertação de mestrado “As fortalezas: arquitetura da fantasia – Imagens dos condomínios exclusivos em Belém” foi defendida no ano de 2000 pela Profa. Dra. Cybelle Salvador Miranda e orientada pela Profa. Dra. Kátia Marly Leite Mendonça, para obtenção do título de mestre no Curso Internacional de Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento.
Resumo:
A compreensão do processo de transformação da cidade de Belém em metrópole nas décadas de 70 a 90 passa pelas questões da desigualdade social, das migrações e da suburbanização incentivada pelo Estado. Para entender esta paisagem urbana que se apresenta a nossos olhos precisamos, portanto, recorrer à leitura dos objetos arquitetônicos e, através deles, obter as relações sociais que constroem este panorama. Dentro dos condomínios, as imagens burguesas da casa, da natureza, da segregação, da intimidade e do vitrinismo simbolizam a Modernidade tanto quanto seu contraste, situado fora dos muros, nas habitações precárias ou nos conjuntos habitacionais. Apesar do desnível sócio-econômico acentuado existente entre as formas de habitar nos condomínios e nas ocupações populares suburbanas, a extensão do imaginário burguês de consumo mascara os conflitos, servindo de suporte ideológico do sistema. A ausência de planejamento na cidade favorece a crescente privatização de todas as formas de ocupação do espaço, convertendo as cidades em uma teia de caminhos por onde seres automatizados são conduzidos como mercadorias.
Palavras-chave: Modernidade; urbanização; imaginário arquitetônico; condomínios horizontais
Para acessar a disseração completa, basta clicar no link: As fortalezas: arquitetura da fantasia – Imagens dos condomínios exclusivos em Belém. Cybelle Salvador Miranda.