A dissertação “Um estudo sobre o patrimônio histórico e arquitetônico: as Ruínas da Igreja de Pedra e Cal e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário na Vila de Joanes – Ilha do Marajó – Pará” foi defendida por Ana Laura Pereira de Melo Dias, com a orientação da Profª Cybelle Salvador Miranda, como requisito para a obtenção do título de Mestre em Arquitetura e Urbanismo.
Resumo
Com enfoque no aspecto patrimonial da Arquitetura, esta dissertação se propõe a tratar do conjunto de edificações históricas que é composto das ruínas da Igreja de Pedra e Cal e da Igreja de Nossa Senhora do Rosário na Vila de Joanes, no município de Salvaterra, Ilha do Marajó, Pará. As ruínas (vestígios materiais de uma igreja de pedra e cal) e, ao lado destas, incluída no contorno de fundação ainda presente da antiga edificação, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, são objetos que desafiam pela escassez de documentos que possam auxiliar na compreensão de datas, construtores e idealizadores. Com o auxílio do método etnográfico, desenvolvi a coleta de documentação a partir de testemunhos orais, que são compostos por relatos, narrativas e diálogos com atores sociais que tem relação direta com o lugar: nativos, forasteiros e turistas, sendo estes confrontados com referências bibliográficas e documentais, bem como pela leitura de desenhos e mapas que auxiliam a contar a história da região. Deste modo, unindo as informações coletadas criou-se uma estratégia que permitiu a compreensão do passado a partir do presente, com o objetivo de se construir uma narrativa com referência na arquitetura, auxiliando a comunidade local na compreensão e valorização da cultura material em associação às práticas e tradições culturais marajoaras.
Palavras-Chave: Ruínas, Patrimônio Arquitetônico, Joanes, Ilha do Marajó – Pará.
A dissertação completa está disponível no link: Um estudo sobre o patrimônio histórico e arquitetônico: as Ruínas da Igreja de Pedra e Cal e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário na Vila de Joanes – Ilha do Marajó – Pará, Ana Laura Pereira de Melo Dias