Skip to main content

A dissertação intitulada “Hospital D. Luiz I da Benemérita Sociedade Portuguesa Beneficente do Pará como documento/monumento”, orientada pela Profª Cybelle Salvador Miranda, foi defendida pela arquiteta Cibelly Alessandra Rodrigues Figueiredo para a obtenção do título de Mestre em Arquitetura e Urbanismo no ano de 2015.

Fachada principal do Hospital D. Luiz I, no ínicio do século XXI. Foto: Cibelly Figueiredo, 2014

Resumo

Esta pesquisa apresenta o edifício-sede do Hospital D. Luiz I da Benemérita Sociedade Portuguesa Beneficente do Pará, construído em 1877 ao Norte do Brasil, na cidade de Belém, como bem cultural, material e imaterial e como suporte de memória e de identidade dos imigrantes portugueses que aportaram em Belém do Pará. As relações existentes entre a arquitetura do Hospital e as linguagens do Classicismo Imperial Brasileiro e do Classicismo à Brasileira em Portugal, são evidenciadas, através de diálogos transcontinentais e recíprocos existentes entre as duas Nações. A etnografia, sob um olhar antropológico na malha das relações urbanas, foi utilizada como ferramente de abordagem e de obtenção de dado que proporcionaram o reconhecimento do edifício-sede como patrimônio histórico, arquitetônico e cultural da história da saúde no Norte do Brasil. A memória como espaço arrebatador de lembranças e esquecimentos foi usada como suporte ao estudo e como viés de entendimento da História. O valor patrimonial atrelado ao objeto do estudo é evidenciado através de suas perspectivas históricas, arquitetônicas e culturais. Assim sendo, essa dissertação, em ótica conclusiva, demonstra os fatores, as evidências e os traços arquitetônicos e culturais que ratificam a caracterização do Hospital D. Luiz I como “Documento Monumento”.

Para conferir a dissertação completa acesse o link: Hospital D. Luiz I da Benemérita Sociedade Portuguesa Beneficente do Pará como documento/monumento

 

Leave a Reply