Skip to main content

A dissertação “O espaço sacro na arquitetura assistencial em Belém: estética, ecletismo e sociedade” foi defendida por Nathalia Sudani de Castro, com a orientação da Profª Cybelle Salvador Miranda, como requisito para a obtenção do título de Mestre em Arquitetura e Urbanismo.

Fachada do Hospital Beneficiente Portuguesa pela Avenida Generalíssimo Deodoro. Fonte: Nathália Sudani de Castro, 2016

Resumo

A presente dissertação refere-se ao estudo dos ambientes sacros integrados às instituições assistenciais em Belém, Pará, Brasil, tema ainda pouco explorado na produção científica sobre a Arquitetura Religiosa na cidade de Belém do Pará, a qual se restringe aos edifícios religiosos dos séculos XVII e XVIII. Quanto à Arquitetura produzida no século XIX, sob a influência do Ecletismo, as investigações concentram-se na arquitetura civil, fruto da valorização de uma cultura laica em detrimento da religiosa, tendência vigente na Europa desde finais do século XVIII. O Ecletismo é entendido nesta pesquisa como um movimento que almejava romper com a tradição, a despeito do emprego de uma gramática ornamental que conjugava elementos de épocas passadas, adotando novos métodos de concepção projetual e técnicas construtivas que criam o ambiente propício ao desenvolvimento ulterior do Modernismo. As capelas aqui analisadas, parte importante do patrimônio da saúde em Belém, Pará, são tidas como documentos da cultura material local, sendo utilizada a Etnografia como modo de captar a percepção de valor atribuído a elas pela sociedade.

Palavra-Chave: Arquitetura Assistencial, Ecletismo, Capelas; Imagem; Belém-PA.

Para acessar a dissertação completa, basta acessar o link: O espaço sacro na arquitetura assistencial em Belém: estética, ecletismo e sociedade – Nathalia Sudani de Castro

Leave a Reply